O QUE NÃO É COACHING

O QUE NÃO É COACHING

 Muitas pessoas ainda fazem confusão sobre o que é Coaching e o que não é Coaching. Não podemos confundir e sobretudo, precisamos ter ética para saber orientar e/encaminhar o nosso cliente para o profissional correto quando e se, ele precisar. 

Vou listar aqui as diferenças, entre o Coaching e as principais práticas que se confundem com essa metodologia.

  • COACHING NÃO É TERAPIA

A terapia tem o foco predominantemente no passado, e buscando lidar com experiências, traumas e sentimentos de formam remediativa, enquanto que o coaching foca no presente e no futuro. É preciso que o profissional de coaching tenha a sensibilidade e ética para encaminhar o seu cliente para a terapia, quando necessário. O motivo que leva o cliente a buscar o coaching difere daquele que busca a terapia. Na terapia o objetivo é curar as dores emocionais, ou pelo menos aliviar o desconforto, enquanto que no coaching o objetivo é ir em busca de seus objetivos.

 

  • COACHING NÃO É CONSULTORIA

     

Notamos alguns pontos em comum entre coaching e consultoria. Ambos trabalham com metas, planejamento, avaliam mudanças, baseiam-se em ética organizacional, trabalham com líderes em organizações, ou individualmente. Porém o consultor necessariamente precisa entender do negócio do cliente, fornecendo recomendações técnicas. Enquanto que o coach entende que o seu cliente possui todas as respostas necessárias, o coach irá ajudá-lo a acessar essas respostas e apoia-lo. O coach busca apoiar o coachee, a descobrir o seu próprio caminho, ajudando-o com esse apoio a promover o desempenho individual, o que muitas vezes afeta os sistemas dos quais ele faz parte.

 

  • COACHING NÃO É MENTORING

Mentoring é quando alguém que já possui mais experiência e conhecimento de mundo, atua como modelo e aconselha o cliente. O mentor também ajuda e apoia o cliente, mas umas das diferenças é que no coaching não se aconselha e o coach não necessariamente precisa ter experiência no negócio do seu cliente, o coach precisa ser bom em fazer perguntas. Saiba que o seu cliente trará as melhores respostas.

 

  • COACHING NÃO É TREINAMENTO

Treinamento é um processo para que as pessoas possam adquirir conhecimentos, habilidades e capacidades específicas, por meio de estudo ou ensino. Atualmente temos treinamentos utilizando técnicas do coaching.  Ocorre muito de um treinador ser também um coach, ele sabe que no treinamento não atuará como coach, mas também muitas vezes identifica que uma técnica ou dinâmica aprendida no Coaching será eficaz em seu programa.  Então o treinador pode usar “parte” do coaching para facilitar, porém é importante que lembre-se sempre que está ali como facilitador de um treinamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *